Let's Talk About The Things No One Talks About.



Bom, sei que este post pode não ser relevante para todas, mas é um tema que vejo poucas vezes discutido pela blogosfera. Vejo muita gente debater (e ainda bem) acne, rosácea e outros problemas ditos "comuns", que é como quem diz, problemas que não trazem vergonhas. Agora, quando a coisa vira para suor dos pés, gases descontrolados e coisas desse género, já ninguém quer atirar a primeira pedra. O que vos falo hoje não tem a ver com chulé nem com gases, mas sim com o cabelo, que já me traz problemas há algum tempo. É fino, é escorrido, as raízes muito oleosas e as pontas extremamente secas. No entanto, tudo isso parecia ter solução, até me aparecer a dermatite seborreica. 

Para quem não conhece nem nunca ouviu falar, a dermatite seborreica é uma forma de caspa diferente daquela que normalmente ouvimos falar. Não são flocos microscópicos secos que caem na roupa preta (como se vê nos anúncios...), mas sim descamações e flocos grandes que são bem visíveis, especialmente em cabelos escuros como o meu. Em vez de cair como a caspa seca, a caspa oleosa (dermatite seborreica) fica agarrada ao couro cabeludo e é mais amarelada do que a caspa dita normal. Traz também bastante prurido (comichões) e lesões no couro cabeludo, pelo que, ao ser diagnosticada, deve-se cessar de imediato o uso de champôs agressivos e passar para champôs específicos para o problema.

Como já lido com este problema há quase um ano, já sei que produtos vos indicar caso sofram do mesmo calvário. São opções mais caras do que os champôs em promoção no Jumbo (guilty), mas é um investimento que vale a pena realizar pelo nosso cabelo, que nos vai agradecer a longo prazo.



Hair

Para champô de tratamento, recomendo o Kélual da Ducray. Só o uso duas vezes por semana, de forma a não ser muito agressivo para o couro cabeludo, mas resulta muito bem. Acalma o prurido (comichão), purifica o couro cabeludo e elimina os flocos danados. Tal como no tratamento do acne, há ingredientes que devemos procurar, tal como zinco, acído salícilico, etc, coisa que este champô contém. Outra coisa: o cheiro é bastante agradável. Normalmente os champôs de tratamento têm cheiros horríveis (já me aconteceu cheiro a vinagre, que é só a pior coisa que me podem fazer), mas este tem um cheirinho maravilhoso e suave, quase a bebé.

Em alternância, recomendo-vos o Sensinol da Ducray. Este champô tem uma ação calmante para apaziguar o couro cabeludo depois do uso do champô de tratamento e deve ser utilizado nos dias em que não aplicaram o Kélual (ou outro à vossa escolha). Gosto bastante deste champô, é suave, nada agressivo e limpa bem o cabelo, deixando-o macio. Se quiserem uma alternativa de supermercado, gosto do champô Fresh Balance com extratos de árvore do chá da Herbal Essences, limpa bem o meu cabelo mas não é nada agressivo!

Skin 

Desengane-se quem pensa que a dermatite seborreica se cinge apenas ao cabelo. Felizmente o meu caso não é severo, mas comecei a notar descamações consistentes na zona onde tenho maior oleosidade – o nariz – e quis cortar o problema pela raiz. Comprei o Kerium DS da La Roche-Posay, talvez a marca na qual mais confio, e tenho usado consistentemente todas as noites. 

Comments

back to top