O melhor de 2018: beauty



Olhei para a data da minha última publicação e fiquei com vergonha. Mais de um mês, Francisca?! Tenho pena de ter "abandonado" este meu canto onde tudo começou, mas para ser honesta, o tempo é pouco e existindo, prefiro utilizá-lo a criar conteúdo para o Instagram. Não sei se sentem o mesmo, mas os blogs têm perdido importância para mim e o Instagram tem muito mais dinamismo, interação e, francamente, exposição do que o tradicional blog.

No entanto, não quero abandonar por completo este meu espaço e por isso pensei fechar o ano com o round up dos melhores produtos - para mim - de 2018. Para não variar, começamos com beleza!



Base

Eu sei que queriam ver algo diferente, mas nope... A minha base favorita de 2018 continua a ser a Skin Foundation da Bobbi Brown. É verdade que este ano experimentei e adorei outras, nomeadamente a Skin Long-Wear Weightless da Bobbi (mais matte e que também estou prestes a terminar) e a Luminous Silk da Armani (mais luminosa), mas volto sempre ao mesmo. Esta base é formulada à base de água e é literalmente manteiga a deslizar na pele - aperfeiçoa, dá um toque saudável e nunca perde o aspeto natural. É absolutamente incrível. Nunca compro a mesma base duas vezes, mas desta vez tive de abrir exceção à regra e estreei uma nova na semana passada!



Corretor

Vou ser sincera: em 365 dias do ano, usava corretor talvez em dois... Vá, três, assim na loucura. Felizmente não tenho papos e as olheiras são poucas (não sei como, durmo pouquíssimo), mas nunca precisei e, portanto, nunca estive bem ciente da diferença que um bom corretor faz. Há uns dias entrei na MAC do MarShopping (atendimento ótimo, ao contrário de muiiiitas outras MAC) à procura de uma prenda de aniversário e deparei-me com o corretor Studio Fix 24h, recomendado pela Sofia por ser leve mas de alta cobertura. No entanto, quando pedi à menina um corretor hidratante e que não acumulasse, ela apontou na direção do Studio Waterweight, uma vez que tenho pouca olheira e pelo facto desse não pesar tanto como o Studio Fix. Já experimentei a base e não fiquei super fã (grande parte das bases da MAC causam-me borbulhas), mas este corretor... Mãe do céu, que coisa maravilhosa! Leve, fininho, mas com um efeito lifting do outro mundo! Nem pareciam os meus olhos, tamanha foi a diferença. Nunca pensei que um bom corretor fizesse esta diferença, mas é ver para crer. Amigas que gostam de coisinhas leves mas com cobertura q.b., já sabem onde ir. Dica de quem vos quer bem: comprem na LookFantastic, que sai bem mais barato e os portes são grátis acima dos 20€!





Tal como os corretores, fugia a sete pés dos pós. Toda a gente me dizia: 'mas tem que usar, a menina tem que fixar a maquilhagem, a base luminosa não se aguenta na sua pele mista...' e patati patatá. E eu, sabichona que só eu, sempre a fugir com o rabo à seringa. Afinal, todos que usei ou punham a pele a parecer uma máscara seca, ou não faziam rigorosamente nada para fixar e prolongar a duração da base. Senhoras e senhores, apresento-vos o pó dos meus sonhos: chama-se Studio Fix Perfecting Powder e, tal como o nome indica, aperfeiçoa a pele e matifica-a muiiiito levemente, mais para fixar a maquilhagem. Fininho, imperceptível... Perfeito, mesmo. Sempre utilizei pó compacto (gosto muito do Airbrush Flawless Finish da Charlotte Tilbury, mas não me prolonga a duração da base), mas estou completamente convertida ao pó solto. Utilizo o meu na cor Light Plus.

Sobrancelhas

Porque preencher as sobrancelhas, mesmo sendo só de levezinho, é essencial para mim. Este ano utilizei três produtos: o Brow Shaper da Bobbi Brown na cor Rich Brown (para mim, superior ao Gimme Brow da Benefit), o Eyebrow Styler da MAC na cor Lingering (não adorei) e o ka-BROW! da Benefit no tom 4, o meu favorito dos três. Nunca tinha utilizado uma pomada, por norma prefiro lápis ou gel, mas sinto que as sobrancelhas ficam muito mais definidas e arranjadas com este produto. Confesso, no entanto, que não sou a maior fã dos produtos Benefit e vou certamente experimentar o Dipbrow Pomade da Anastasia em 2019.

Eyeliner

Ok, eu confesso: é raro maquilhar os olhos. Grande parte dos dias saio de casa com um bocadinho de rímel (não posso dispensar porque tenho as pestanas de um bebé careca) e está feito, que o tempo não estica. No entanto, quando tenho assim um tempinho extra para caprichar na maquilhagem, gosto de utilizar um eyeliner em gel para dar definição às pestanas e ao olhar. O melhor que experimentei até hoje é o Long Wear Gel Eyeliner da Bobbi Brown - quando vos digo que ele não sai do sítio, I mean it. Super fácil de aplicar, até para uma tosca como eu, e intensamente pigmentado. O meu é na cor Caviar Ink, um preto mais acastanhado para não ser tão intenso contra os meus olhos verdes.

Mascara

E por falar em rímel, há um que me deixou a chorar por mais quando acabou (mas recuso-me a comprar rímeis caros): falo do Velvet Noir da Marc Jacobs, aquele rímel capaz de dar um pestanão até a uma careca como eu. Como, não sei... aquela porra é realmente magia. Recebi como amostra de uma representante super atenciosa da Marc Jacobs - sejam simpáticas, conversem, digam o que vos vai na alma e vão ver que as experiências nas lojas serão muito melhores! - e fiquei apaixonada logo quando o apliquei. Não voltei a comprar porque, como disse, recuso-me a comprar rímeis caros e também porque com a minha permanente de pestanas, qualquer rímelzeco me dá um pestanão considerável.




Sombras

Esta foi difícil. Antes de começar, digo-vos que não tenho jeito NENHUM para trabalhar com sombras. Zero jeito. Nada. Nothing. Z-e-r-o. Uso o básico, para realçar o olhar, mas se me falam em esfumados e.o diabo a quatro, esqueçam. No entanto, há uma palette que até uma mega tosca como eu sabe usar: a Scandalust da Marc Jacobs. A marca lançou várias versões, mas esta foi a que me despertou a atenção por conjugar cores do dia a dia com cores para uma ocasião especial (mas eu, é claro, nunca toquei nem com um dedo naquele cor de rosa, areia a mais para a minha camioneta). As sombras são pigmentadas, esfumam bem... e pronto. É isto que se quer, não é?



Blush

Se há uns tempos me dessem a escolher entre blush e bronzer, o bronzer ganhava SEMPRE. Quem não quer uma corzinha saudável e aquele toque de sol, especialmente quando se tem uma pele que mais parece a de uma lula anémica? No entanto, em peles clarinhas e com tendência a baças com a minha, é o blush que nos dá vida. Mas este ano fugi do pó, que sempre me pareceu pouco natural e forçado, e entrei no mundo maravilhoso dos blushes em creme. Apresento-vos o Pot Rouge da Bobbi Brown, um compacto que pode ser utilizado tanto nas bochechas como nos lábios e que dá aquele toque de bochecha rosadinha com o frio. Por ser creme dá também um glow saudável à pele e é fácil de espalhar, tanto com pincel como com os dedos. A cor que tenho é a Powder Pink, um rosa perfeito para imitar o rosa das minhas bochechas.



Bronzer

E por falar em bronzer, este também não deve ser novidade. Este ano usei o Terracotta da Guerlain (cheiro divinal, mas não me deixou K.O.), o Milk Chocolate Soleil da Too Faced (um pouco alaranjado para o meu gosto) e o meu querido Filmstar Bronze & Glow da Charlotte Tilbury, que mais uma vez leva para casa o prémio de melhor bronzer de 2018. Minha gente, isto é magia num compacto. Não basta ser lindo como um raio, é também o melhor bronzer para peles claras que alguma vez experimentei. Esquecem os tons terra, os tons alaranjados, os tons que vos fazem parecer que levaram com um chinelo na cara: isto aqui é aquele produto do bom. Para 2019, só peço que a tia Charlotte lance o bronzer em separado, porque o meu está a dar as últimas e, francamente, não preciso de pagar aquele balúrdio para incluir um iluminador, apesar de também ser para lá de espetacular.

Funny story: comprei este compacto quando a FeelUnique o marcou, por erro, a 30 e poucos euros no lançamento da marca... Na verdade, ele custa 60 e muitos. Infelizmente, não terei essa sorte quando eventualmente o voltar a comprar. RIP, my wallet.




Iluminador

Este ano ignorei os iluminadores. Acho grande parte deles muito forçados e óbvios, por isso evito para uma maquilhagem mais natural. Ainda assim, há um produto que quando soube que ia ser lançado, soube de imediato que tinha de ser meu. Qual, perguntam vocês? O Hollywood Flawless Filter da Charlotte Tilbury, claro! É, mais uma vez, um produto líquido, o que faz com que seja mais natural do que o iluminador em pó. Tanto pode ser utilizado como primer (mas só para quem tiver pele extra seca) como para iluminar os pontos altos do rosto, e o efeito é lindíssimo.




Batom

E agora sim... A parte mais difícil! Tenho mil e um batons, mas há dois que uso mais do que qualquer outros: o Very Victoria (um nude acastanhado) e o Pillow Talk (um rosa tom de boca), ambos da Charlotte Tilbury. Mas se tivesse mesmo de escolher, então diria que o Pillow Talk é o tal. Perfeito, subtil, discreto, mas dá logo vida aos lábios, especialmente quando usado em conjunto com o lápis de lábios (que levou à criação do batom). Conseguem fingir lábios maiores mas ainda assim naturais com esta dupla!

Spray fixador

Terminamos com um produto que sempre achei que fosse hype e que nunca acreditei que fosse funcionar. I mean, um spray para fixar a maquilhagem? Yeah, riiiiight. Mas sucumbi à curiosidade e comprei o tão aclamado Fix+ da MAC, na altura na cor Pinklite (com reflexos rosados para dar brilho no verão) e de cada vez que o usava, gostava um bocadinho mais dele, e um pouco mais, e um pouco mais... até não o dispensar! A verdade é que este spray ajuda a unificar as camadas de maquilhagem que colocaram na pele - base, pó, blush, bronzer, etc - e torna tudo mais natural, uniforme e bonito. Há quem diga que isto é só água vendida a preço de ouro, mas eu gosto do efeito por isso tô nem aí. 

Comments

back to top